Criar um Site Grátis Fantástico
ONLINE
1
Partilhe esta Página

Black Alien- Análise disco.
Black Alien- Análise disco.

 Black Alien

Nome:  Gustavo Black Alien Também conhecido como : Lírica Bereta

Nascido em: 2/Junho, 1972- São Gonçalo , Rio de Janeiro

Ocupação: Rapper, Cantor

Gênero: Hip Hop

Gravadoras: Independente

Atividade: 1991 - Presente

Apesar de já fazer aproximadamente um ano e meio do lançamento deste disco, o motivo de ainda estarmos focados nele é justamente o fato do mesmo não ter merecido a devido atenção e visibilidade dos meios ligados a comunidade Hip Hop

Álbum em foco: Retorno e Babylon By Gus - Vol. II: No Princípio Era o Verbo

Biografia: Em 1991 o falecido rapper Speed Freaks ouviu as músicas do então Skatista Gustavo, se impressionando com sua capacidade de compor e improvisação, devido a sua condição social, Black Alien é poliglota tendo condições de fazer versos mesclando a língua portuguesa e a o inglês apresentando ao público algo anacrônico, como jamais visto no Hip Hop nacional, Gustavo foi criado em meio a classe média da Zona Sul Carioca e logo foi percebendo que seu tom de pele desagradava e contrastava com o padrão vigente deste extrato social, por vezes analisando o outo lado de sua família humilde residente em São Gonçalo, algo que despertou ainda mais seu senso crítico, colaborando  para seu desenvolvimento de seu lado artístico e contestador, da ali em diante ele ingressou no grupo Planet Hemp e ao lado de B negão Marcelo D 2 e demais músicos lançando 4 discos inclusive um ao vivo pela Mtv.

Houve outros trabalhos em sua carreira de cunho parelho também com grande êxito e diversas participações com Shawlin, Luiz Melodia, Pavilhão nove, Sabotage, Rappin Hood, Dbs, Funk Como Le Gusta, ETC.

Foi feito também um documentário sobre sua controvérsia carreira chamado  Mr. Niterói - A Lírica Bereta de 2007 no qual abocanhou alguns prêmios em vários festivais.

Black Alien.

Tem certos tipos de artistas que facilitam nosso trabalho, na hora de avaliar seu trabalho, no caso de Gustavo Black Alien ou mesmo Bereta lírica como ele mesmo gosta de auto se intitular, se enquadra neste perfil. Por tanto vamos aos fatos: o DISCO Babylon by Gus Vol. II – No Princípio Era o Verbo, se mante m na esteira de mais um clássico, assim como seu primeiro disco de 2004.

Mesmo este trabalho sendo lançando há um ano e meio atrás ele merece crédito por diversas razões, entre elas eu nomeio o fato do ”mainstream” não dar ao disco o crédito e atenção merecida, então me achei no dever como amante e crítico da cultura Hip Hop de me manifestar a respeito e fazer uma análise do mesmo.

Ponto Positivo.

O disco traz um discurso intimista, por vezes sendo profundo, tocante e reflexivo, devido ao processo de reabilitação e desintoxicação no qual Black Alien estava passando, neste hiato de onze anos entre o primeiro e o segundo disco, por diversas vezes ele se internou tentando, livrar se do excesso etílico e das drogas.

Isso fica claro na introdução, na qual se percebe um show de rimas e trocadilhos afiadíssimos, fazendo uma construção cronológica em torno de sua experiência de vida. Partindo logo em seguida para a pesada e criativa Rolo Compreensor, um "jeb" de ideias e rimas, muito bem produzida com toques de Jazz e uma gaita de Blues, com scratches do talentoso Dj Carioca Babz.

Link - Rolo compressor.  

 

Este trabalho está recheado de participações especialíssimas, nas quais as faixas reafirmam sua qualidade. Estão no álbum os cantores Luiz Melodia e a belíssima cantora Céu, em Quem É Você e Somos o Mundo, respectivamente. Quem é você ? merece uma atenção, já que a musica demonstra uma sonoridade perfeita entre o Lírica Bereta e o cantor Luiz Melodia, letra extremamente intimista, no qual há confidências sobre sua dificuldade em lidar com seus problemas com as drogas e o álcool, e sua corajosa postura em enfrentar tamanha dificuldade de forma sucinta, com levada magistral, criativa e precisa. Link Quem é você ?

Assim como os rappers Edi Rock (em Rock’n’Roll), Link Rock`n`Roll. Talvez a melhor faixa do disco por conta da verborragia empenhada na letra.assim como a base, pesada e sinistra lembrando muito os Rap´s dos anos 90.

Parte Um e Kamau (ambos em Skate no Pé) descrevem suas peripécias na modalidade do Skate, mesmo estando na faixa etária entre 33 a 45 anos de idade. Link- Skate no pé.

Outra faixa que merece destaque é a intitulada Homem de família, uma descrição minuciosa de sua infância/adolescência.com video clipe no formato da linguagens de libras, uma proposta inclusiva que por si só credência tal musica a frequentar a lista das melhores. Demonstrando toda a versatilidade de Black Alien, fazendo um Backing Vocal raggamuffin, lembrando muito outro rapper de sucesso, o Rael. Link - Homem de família

Já em "O Estranho vizinho da Frente" , com scratchs de Dj Nuttz, faz um raio x extremamente refinado de seus conflitos existenciais e psicológicos, algo que demonstra sua sensibilidade em tratar com algo tão delicado. Link-Meu estranho vizinho da frente.

Desenvolvimento:

Por último gostaria de frisar que a capa do disco recebeu todo um carinho especial, inspirada em dois filmes que marcaram a juventude do rapper: O Sétimo Selo, do Ingmar Bergman, e O Selvagem da Motocicleta, do Francis Ford Coppola. Elas ilustram bem o atual estado de espírito do rapper e sua luta diária para manter seu equilíbrio, emocional espiritual e psicológico.

Tanto a introdução intitulada 1972 como o encerramento do disco, são muito bem elaborados com depoimentos cronológicos sobre sua vida e convivência em família, fazendo uma analogia com sua passagem/estadia terrestre e recheados de rimas minuciosas combinando perfeitamente entre uma estrofe e outra.

Lado negativo

O disco em alguns momentos apresenta uma monotonia nas bases, por horas repicadas, eletrônicas e repetidas. Talvez esse ponto poderia ser contrariado se houvesse um time maior de produtores, e a produção não ficasse somente a cargo Alexandre Basa e fosse divido com demais produtores tanto da nova quanto da velha escola, algo que foi feito entre scratchs e colagens com diversos DJ´s. Mas de forma alguma isso diminui o valor e a nota do disco, isso vale como observação, assim como as musicas aqui comentadas consideradas porm mim como as melhores.