Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1
Partilhe esta Página

Nipssey Huslle Morte-desdobramentos "In Memorian"
Nipssey Huslle Morte-desdobramentos "In Memorian"

Nipsey Hussle

No domingo passado dia 31 de março, fomos surpreendidos com mais uma tragédia no mundo da música, em especial do Hip Hop, o recém indicado ao Grammy, Ermias Joseph Asghedom, conhecido profissionalmente como Nipsey Hussle, considerado um prodígio rapper de Los Angeles no Estado Califórnia, foi morto enfrente sua loja, “Marathon Clonthing”.

Provocando os mais diversos tipos de reações entre fãs, personalidades da Música Rap, entre outras linguagens e ramificações ligadas ao Hip Hop, assim como as Gangues “Bloods e Crips”, inimigas mortais, que após sua morte decidiram mais uma vez fazer uma trégua, demonstrando a importância de Nipsey Hussle no cenário social.

 Sabendo que um dia depois de sua morte, ele teria uma reunião com membros da “Roc Nation”, organização ligada aos rappers e empresários Jay z, Dj Kalled e P Diddy, no qual visavam, ajudar na sua causa, em um processo de paz, contra os belicistas locais. A “Roc” foi fundada exatamente para auxiliar socialmente os moradores do gueto e criar oportunidades de empreendedorismo, para diversas comunidades, negras, hispânicas, auxiliando também refugiados e imigrantes em situação de penúria., além é claro de investir em novos artistas da pulsante cena da musica estadunidense.

Esse encontro iria contar também com a presença de membros de gangues locais, assim como o Departamento de polícia de Los Angeles, afim de se realizar uma conferência, p afim de apaziguar os ânimos de gangues rivais, que na medida do possível tentam sempre uma trégua. Auxiliados por rappers afiliados aos Bloods (Vermelhos) e Crips (Azuis) e ex membros dessas organizações;

Nipssey era notoriamente reconhecido não só por seu talento em rimar a realidade das ruas, mas também por sua postura engajada junto ao seu Bairro “Crenshaw”, no qual tinha uma loja de roupas, empregando pessoas de sua comunidade e auxiliando ex detentos para ser inseridos no mercado de trabalho, fazendo doações e prestando assistência social aos mais necessitados. Tamanha consideração pode ser constatada, logo após o comunicado de seu falecimento, onde artistas, políticos, esportistas, militantes e demais personalidades demostraram sua indignação e consternação diante de uma morte tão cruel.

Já que Nipsey era membro atuante em sua comunidade e tinha trânsito livre entre as gangues rivais, mesmo tendo ligações com os “Crips”, pousava sempre com roupas vermelhas, comprovando a tese de sua importância e consideração junto a estas organizações e os criminosos de plantão nas ruas de “Creschaw” e sua perigosíssima vizinhança.

Segundo depoimentos de pessoas próximas a Nipsey, ele não media esforços para ajudar pessoas de sua comunidade, distribuindo peças de sua grife, que leva o nome de seu bairro, aos mais necessitados, negociando e auxiliando os “Disciplinas” do bairro a fim de trazer a paz para seus moradores e moradoras, essa atitude fez com que Nipsey mesmo sendo membro da gangue “Crips”, fosse defendido ferozmente por membros gangue rival “Bloods”, assim citados pelos amigos e rappers Yg e The Game, que testemunharam diversos debate com os “disciplinas” locais sobre a importância e o papel de Nipssey. Prova de sua consideração frente a essas organizações são seus vídeos clipes, no qual parece de roupa vermelha mesmo sendo um membro da gangue (Crip) de cor azul, uma heresia frente aos mandamentos das ruas, mas algo normal diante a postura e a lealdade de Huslle frente sua comunidade.

Um exemplo disso foi o pronunciamento emocionado de Snoop Dogg a respeito da caminhada realizada entre os” Bloods, Browns leia -se chicanos e latinos e os Crips”, em homenagem ao Huslle, horas depois de sua morte. Carregando muitos balões azuis e brancos, além de milhares de velas e cartazes, pedindo paz e homenageando Nipsey, uma multidão caminhou pelas ruas de Los Angeles pedindo paz.

 Mesmo assim, houve um pequeno tumulto em uma vigília ocorrida em frente a sua loja (Marathon Clothing), no qual pessoas saíram feridas após um corre-corre devido a um desentendimento entre membros de gangues, onde podiam ser ouvidos barulhos de quebra de garrafas e tiros disparados para o alto.

Seus/as fãs, se revezavam nas redes sociais, dando depoimentos sobres seus gestos de carinhosos e caridosos junto ao seu bairro e os Ex detentos, auxiliados e adotados por Nipsey, para trabalhar em seus negócios.  Quanto a sua carreira musical, sabemos de sua ascensão desde o início dos anos 2000, tendo depois de diversas mixtapes e discos cheios, vinha galgando o estrelato, sendo indicado a categoria de melhor disco de Rap no Grammy de 2019.

 Devido sua vasta discografia, resolvemos passar links onde vocês possam acessar, também selecionamos suas melhores faixas em colaboração com outros artistas e recentes músicas feitas em homenagem póstuma ao fim do texto.

A morte prematura de Nipsey, reacendeu o farol vermelho nas quebradas, Californianas, os líderes de Gangues rivais entre elas as temidas “Bloods e Crips”, resolveram fazer um armistício, para homenagear o recém artista morto que tinha como pilar de seu ativismo político a busca incessante pela paz, nas vielas e ruas dos guetos em questão. Vídeos demonstrando sua ligação com a comunidade e a recíproca consideração da vizinhança por Nipsey, podem ser vistos aos montes na internet.

 Principalmente a procissão e carreata para cerimonia de despedida no “Staple Center”, centro de convenções e competições esportivas situado em Los Angeles, reunindo milhares de pessoas, agregando várias tribos derivadas da linguagem Rap e Hip Hop, como: Grafiteiros, que fizeram um memorial lindíssimo em sua homenagem, nos muros das vielas e ruas próximos a sua loja (Lugar de seu assassinato).

 Além dos clubes de motoqueiros, colecionadores de carros esportivos, com suas derrapagens e seu “buzinaço”, prestando condolências à sua maneira peculiar, incluindo aí pessoas comuns, esportistas, celebridades, ativistas, as “Gangs”, dos hispânicos, asiáticos,  os “brancos” e demais simpatizantes da sua música e fãs da Cultura Hip Hop,  todos e todas muito sensibilizados, com as homenagens prestadas por familiares, sua noiva, modelo e atriz Laurem London, além do super astro Snoop Dogg, e seu sócio e irmão Samiel que leu emocionadamente, uma carta enviada pelo Ex Presidente  estadunidense, Barack Obama, agradecendo o empenho e  o ativismo de Nipssey, junto à comunidade.

A caminhada e o cortejo fúnebre, percorreu cerca de quarenta quilômetros pelas ruas e quebradas de Los Angeles,  para se despedir e prestar condolências Nipsey Hussle, sem maiores incidentes, mesmo sabendo do clima pesado, dissipado no ar, devido as sangrentas guerras das ruas, envolvendo disputas por territórios e pontos de vendas de drogas, além da persistente tensão racial envolvendo Brancos, Hispânicos, Negros e Asiáticos.

  Infelizmente a paz reinante, foi sabotada após o cerimonial de despedida de Hussle, no “Stample center”, um tiroteio em uma quadra vizinha, deixou uma pessoa morta e outras três feridas, trazendo à tona o quão deve ser importante a busca para o armistício definitivo entre as gangues rivais.

Algo que deve ser citado e levado em conta, é sua vocação para o empreendimento e seu poder de engajamento junto as causas sociais. Seu pai um imigrante da Eritréia (Nação pertencente a África Ocidental), teve oportunidade de levar seus dois filhos para sua terra natal em 2004, essa viagem segundo o irmão de Nipsey, Samiel, mudou definitivamente sua visão de mundo.  Já apossado pelo espírito de sua ancestralidade e toda a rica Filosofia local, em terras Africanas, percebeu que os negócios e a busca por justiça social caminham lado a lado, provavelmente este “Start”, tenha feito com que Hussle tivesse essa postura diferenciada.

Seu tino para negócios era notoriamente reconhecido tanto é, que em 17 de junho de 2017, Nipsey inaugurou a loja "Marathon Clothing", no qual ele fundou junto com os parceiros Carless, Civil e seu irmão Samiel Asghedom.

Abrir a loja neste cruzamento ao longo do distrito comercial de “Crenshaw”, foi importante para ele porque ele queria investir e oferecer oportunidades em seu bairro, e este ponto era simbólico. O empreendimento é classificado como uma "loja inteligente", preenchendo a lacuna entre cultura e tecnologia, dando aos clientes acesso a música exclusiva e outros conteúdos criados por rappers através de um aplicativo criado pelo engenheiro de software Iddris Sandu.

Um ano antes de ser assassinado, Hussle havia comprado o shopping em formato de “L”, onde a loja de Hussle estava localizada com o investidor imobiliário David Gross, também morador do sul de Los Angeles. Hussle começou um ambiente de trabalho conjunto, que ele chamou de Vector 90. Dando oportunidades de emprego como já citado acima.

Acrescentando sua experiência, ele viu a área de “Crenshaw” e suas debilidades sociais e que os jovens podiam se beneficiar dos espaços de trabalho na comunidade, ele pensava também em desenvolver, um centro de estudo com diversas disciplinas para adolescentes carentes neste espaço.

Toda essa destreza chamou atenção de celebridades do esporte e do mundo “Pop”,  pois segundo consta, ele lançou uma “mix tape”, prensando mil copias somente, sendo vendida pela bagatela de mil dólares aproximadamente, cada uma dos exemplares,  e Jay Z, adquiriu logo cem copias de cara, levando os jogadores da NBA (Liga de basquete profissional americana) Kobe Bryant, Lebrom James entre outros a se aproximarem de NIpssey,  fazendo uma ponte para o rapper tecer laços afetuosos com as estrelas  da música “Pop” como: Justin Bieber, Pharrel Willians e Rihanna.

Teorias foram surgindo, logo depois de sua morte, no qual ele teria sido vítima de uma emboscada pelo seu empenho em retratar em um documentário a vida e obra do médico Dr.Sabi, já falecido há alguns anos, no qual defendia publicamente ter a  cura da Aids e outras enfermidades, através de tratamentos alternativos em localizado em Honduras, atendendo famosas estrelas do entretenimento musical, a exemplo de Michael Jackson.

 Segundo teorias, esse documentário, enraiveceu a pérfida indústria farmacêutica, que alegando prejuízos com informações veiculadas no “doc”, encomendou sua morte, por outro lado  seu algoz já foi preso e tudo leva a crer, que por motivo fútil, banal e sentimento de inveja, fez o  assassino de nome  Eric Holder, atirar em Huslle e outras pessoas em frente ao seu empreendimento. Confira o link ao lado: https://www.youtube.com/watch?v=92Shi9-QikQ&list=LL1d09fArhHKjzdQbhgtu55A&index=3&t=63s

 

 Selecionamos as 15 melhores colaborações de Nipsey Huslle, com outros artistas, tanto em seus discos, como em discos e mixtapes de outros artistas, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=ap5c0llkd7E Com The Game

https://www.youtube.com/watch?v=ztv3RvrIveM Com The Game, Snoop Dogg, Ras Kas & David Barner.

https://www.youtube.com/watch?v=wykBAZbGOJU Com Kokane

https://www.youtube.com/watch?v=_Bm_yxsMCpE Com Yg

https://www.youtube.com/watch?v=WkZ5e94QnWk Com Yg (Fuck Donald Trump)

https://www.youtube.com/watch?v=uWy6rcm1Jcg Com Stalley e Rick Ross

https://www.youtube.com/results?search_query=nipsey+hussle+and+kendrick+lamarCom Kendrick Lamar.

https://www.youtube.com/watch?v=Vo9TxNnLPyk Com Dj Mustard.

https://www.youtube.com/watch?v=PAcGg_4KKYs Com Roddy Ricch & Hit-Boy

https://www.youtube.com/watch?v=LAJkL4dZpzk Com Buddy

 

https://www.youtube.com/watch?v=pwBFOuCrdr4 Com Don Kennedy & Belly

https://www.youtube.com/watch?v=NO88taxxrZI Com Dave East & Bino Rideaux

https://www.youtube.com/watch?v=ij1xWyiPVLs  Com Snoop Dogg, Bad Lucc, Daz, Problem, Tha Twinz & Kurupt

https://www.youtube.com/watch?v=LEvcKmY9fig Com Chinx - Hey Fool & Zack

https://www.youtube.com/watch?v=gdKrjCuG6-c Com Jadakiss & Ne-yo

 

Músicas feitas por outros artistas em homenagem a Nipsey Husle, homenagem póstuma.

https://www.youtube.com/watch?v=PZ6CgEAdI78&list=LL1d09fArhHKjzdQbhgtu55A&index=6 Gheechi Gotti.

https://www.youtube.com/watch?v=YJeQ-3lszqw Lil Wayne

https://www.youtube.com/watch?v=333GM-zli8U Snoop Dogg

https://www.youtube.com/watch?v=oGqwUnolQWE Dj Premier.

Então por hora é só! Até e axé .......Persistam no bem!

#hiphopesmivida