Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1
Partilhe esta Página

Entrevista Dj Mauricio Toneti PT3-Final.
Entrevista Dj Mauricio Toneti PT3-Final.

Dj Mauricio Toneti - Parte 3 (Final).

Em um rápido bate bola, com nosso entrevistado fizemos as seguintes questões

1- Com 33 anos de movimento, quais são as mudanças notadas por você neste período?

MT- Mudou o público, a tecnologia, antigamente, os bailes reuniam 3, 4 mil pessoas, atualmente é foi difícil reunir em um evento destinado a música “Black” essa quantia de pessoas, hoje se reúne no máximo mil pessoas.

2-Como profundo pesquisador e conhecedor de música, qual conselho você daria pra galera que quer começar investir em disco?

Pesquisar sempre, em especial músicas das décadas de 60 e 70, o            conhecimento é a chave. Guarde dinheiro também, pois atualmente, os discos estão caro

Mauricio Toneti você acha que colecionar discos se tornou algo caro, algo tido como “Cult”, do tipo aquelas pessoas que possuem uma adega com vinhos em casa?

Tem que fuçar e pesquisar, pois média de lps, estão em torno de r$110,00 e o salário do nosso povo não acompanha esse acréscimo. Fazendo com que pessoas com um poder aquisitivo maior, tenha um acesso mais fácil aos vinis

5-A profissão de Dj é valorizada como deveria ser, mesmo com a chegada das novas tendências e tecnologias?

Os Djs de verdade vão estar sempre em evidencia, existem vários tipos de Djs, existem os que somente apertam o play, porém os verdadeiros serão sempre respeitados e reconhecidos.

6-Qual é seu ritual de preparo, antes de uma festa, você investiga o público, já vai com algo pronto, com o repertório, como é? Isso eu acho magico no seu trabalho ter o “felling”, a percepção de ver como a pista se comporta frente a seu “set”.

Eu pego pelo exagero, sempre levo uma quantidade maior de discos, relacionados aos mais variados estilos, pois sempre vai ter gente que vai vir e pedir algo. Tem que ter cartas na manga, daí surge esse improvido para aguardar a galera

7-Você conhece os mais variados estilos oriundos da música negra, em geral e tem um belo acervo de vinis de artistas brasileiros, você acredita que dá para mesclar todos esses estilos em uma só festa?

Sim! Acredito, isso vai muito do Dj, hoje não tem mais festas segmentadas, você toca Rock, Samba rock e outros estilos em uma mesma festa, o público aceita, toca melodia, música brasileira é normal, vai muito do Dj e seu gosto e sua percepção. 

8-Frequentando algumas festas pelo interior afora e também na capital, percebo que são raros os Djs que tocam Rap Nacional e música negra nacional no geral, mesmo tendo bons discos como: Dj Hum e seus artistas, Rael, Criolo, Mano Brown(Solo), Sorry Drummer, etc?

Existem Djs que olham a pista e não tocam por achar que determinado disco, não tem pegada pra dançar. Não é meu caso, que sempre toco Rap Nacional e sons de artistas nacionais que contribuem com o movimento. Porém os rappers precisam fazer músicas destinadas para dançar, caso contrário não vão tocar. Tem que ter musica certa.

8-Você acredita que atualmente os rappers produzem discos destinados a pista, percebe essa evolução?

O disco solo do Mano Brown, o trabalho do Lino Kriss, Karol com K, Rashid, Rael, entre outros, Du Bronx, e até o Emicida, podem ser tocados nas pistas. Tem o momento certo, vai do Dj tocar, tenho certeza que o público vem junto.

9-Tem algo que admiro muito em você, o fato de ser um pouco mais velho que eu no movimento, ter passado diversas fases dentro de nossa Cultura, ser contemporâneo de uma galera mais velha e mesmo assim assimilar e acompanhar o que é está acontecendo atualmente na cena, é algo para celebrar? 

O segredo é você ouvir de tudo, não usar aquela tapa de burro, e ver  o que está acontecendo, usar a internet para pesquisar, quando comecei não tinha isso, tem que pesquisar e se inteirar, somo obrigados, se não ficaremos para traz, tem muita gente boa , produtores novos, tem que ouvir, se não já era.

10- A última pergunta vou acatar uma sugestão sua do entrevistado, o que o Dj Mauricio Toneti acha das novas tecnologias?  

A tecnologia está aí para ser usada o Cerato, é muito importante, para não carregar peso, eu faço set das duas formas, vinis e Cerato, NÃO TENHO NADA CONTRA.

Por fim gostaria de dizer que a chave é pesquisa, sempre pesquise pois aumenta seu repertório e você terá nos possibilidades. Gostaria de agradecer também o pessoal da radio BSD de Jundiaí, no qual toco toda quinta feira entre 20:00 até as 22:30 horas. Sintonizem pelo endereço virtual www.radiobsd.com.br, e as demais pessoas que sempre valorizam meu trabalho, me contratando para tocar nas mais diversas festas pelo Interior e capital.

Para finalizar Mauricio Toneti, citou artistas da região que estão na ativa com seu trabalho e projetos, a exemplo do Mc Delta (Ideologia Negra- Família Delta), Dr.Sinistro (Rapsicopatas e Geração Underground) e o grupo Efeito Moral, que voltou a ensaiar e prepara sua retomada no cenário.

Conato Mauricio Toneti.

Twitter - @mauriciotoneti.

Facebook - https://www.facebook.com/mauricio.toneti

Instagran - @mauriciotoneti73.

Então é isso! Até e axé!