Mais um trabalho vindo de Campinas para o mundão, esse mano tem ao menos uma década e meia de correria pelo Rap Interiorano, com alguns trabalhos lançados anteriormente e diversas participações em outras coletâneas e afins. Eis que agora o mesmo artista, parte em busca de sua consolidação na cena do Hip Hop paulista. Se tivermos de classifica – lo, ele representaria muito bem o estilo mais Underground ou mesmo BoomBap, poderíamos também salientar que Paulo Microfonia é mais um elo forte nesta inquebrável corrente chamada Rap Nacional.
Lançado pelo selo Imaginária Beats o disco merece crédito vários aspectos a começar pelas mais variadas plataformas digitais no qual o ouvinte tem acesso, demonstrando claramente a preocupação, valorização e a visão de profissionalismo e marketing digital com que é tratado o produto “Rap Nacional/interiorano”. Aderindo as novas formas e aumentando as possibilidades de acesso a nossa cultura, por meio das redes sociais, diversificando e aumentado o leque de divulgação.
E isso é maravilhoso, quando se pretende chegar ao nosso e a outros públicos, fazendo um caminho alternativo possibilitando o uso da internet ao nosso favor, sem precisar pagar o tradicional “jabá” aos veículos de comunicação tradicionais, rompendo com a lógica vigente, mostrando de maneira inteligente que temos ferramentas ao nosso favor para aumentar, visualizações, acessos, direitos autorais, curtidas/likes, mensagens e a audição de boas músicas.
O disco musicalmente falando para quem, conhece o Paulo Microfonia mais de perto, reconhecerá sua síntese e toda sua personalidade empenhada, em forma de rimas, beats e participações, trazendo uma miscelânea de talentos radicados na Região Metropolitana de Campinas #019CODE, contendo colaborações de produtores de outras localidades. Uma a uma exploraremos as faixas contidas no álbum ok!
A faixa introdutória já é um petardo sonoro, no qual foi extraído um ótimo sample. Produzida por Coletor, relatando fielmente as técnicas de um herdeiro do ritmo de rua, buscando a valorização da batida e consequentemente a primorosa arte de rimar. Com scratches do talentoso produtor e Dj Piá. Ainda conversando com o próprio Paulo Microfonia conseguimos informações preciosas sobre a temática das letras e sua fomentação.
A segunda faixa intitulada Revide é uma reedição da versão do Vinil lançado há um tempo atrás, vem abrilhantar ainda mais este EP, por conta da repercussão causada quando foi lançada. Inspirada no melhor estilo New Yorque City de produzir, com beat pesado e caixas secasse várias colagens. Além de contar com a valorosa contribuição de na produção com MB contando também com Scratches e colagens de Dj Piá. Trazendo um reforço de peso nas rimas com os MC´s Ericksom e GaberRapsim.
A faixa de número 3 , intitulada Mil motivos com produção do Dj e produtor Duh do Inquérito, trazendo os mais variados ângulos da periferia. A faixa seguinte com a produção do Dj Duh - Mudanças, novidades, surpresas, que é o título do trabalho, está disponível também no formato de vídeo clipe, muito bem feito aliás. Construída a partir de um olhar intimista de Paulo Microfonia sobre seu esforço de concretização, realização e feitos nos projetos pessoais.
A faixa 5 tem produção de Blood, um produtor da baixada santista, que já trabalhou com Racionais e Haikkais, traz uma temática sobre a vida, no qual não valorizamos os bons e pequenos momentos com família e amigos, podendo perde -los a qualquer momento. Pois estamos sempre na “correria” deste mundo capitalista, no qual olhamos para frente o tempo todo e esquecemos de olharmos para o lado. Com participação de Leity Mc, na minha modesta opinião é uma das melhores do disco.
A faixa 6 com o nome de Pelas Ruas, traz um belo sample, com produção de Skeeter, faz uma análise de fatos cotidianos, contando com um capricho nas métricas e flows, falando de coisas obvias, porém de uma maneira mais caprichada sem superficialidade habitual, tendo um certo capricho nas palavras e no jogo de rimas.
Na faixa 7 intitulada “Tá osso”, apresenta a refinada produção de Negroove, amparada por baixos e teclados de Dj Duh, sofisticando ainda mais a canção. Trazendo ainda o belo backing vocal de Jotaésse, falando de relacionamentos amorosos de um jeito bem especial, com relativização ao homem e a mulher. Com linguajar sóbrio e respeitoso com as “minas”, uma bela pedida para a balada ou mesmo para ouvir a dois. #ficaadica
A ótima faixa intitulada Refugio, traz uma sonoridade para lá de boa, conseguindo captar e sintetizar uma energia incrível, que segundo o próprio Paulo Microfonia, foi criada e escrita em meio a madrugada considerado pelo próprio como um refúgio. Onde segundo o autor, é um horário propício para reflexão e construção artística. Trazendo um beat de Dario diretamente do sul do país, mais precisamente de Curitiba. Este som merece muitos e muitos aplausos, por conta de sua qualidade sonora e das particularidades que o cerca já citadas acima, uma das melhores do disco com certeza.
A última faixa intitulada “Dois Palitos” traz uma confraternização entre os Mc,s interioranos da #19code convidados, as colaborações ficam a cargo de Erickson, Sopro Inverso, Rodrigo Buga, Rhenan Duarte e Npe³. Essas participações não demonstram muito engajamento com um só tema. Pois se trata de um som mais festivo e solto, deixando bem à vontade os convidados para rimar e fazer as metáforas acerca das contribuições de cada um, mostrando a diversificação e criação em volto do som, que tem produção mais uma vez do Dj Duh no Art Studios, trazendo um sample de música oriental, remontando os melhores momentos do Wu tang clan.
Link do disco https://www.youtube.com/watch?v=2stGmccyEBs
Link do vídeo clipe https://www.youtube.com/watch?v=DfL0VP5VWjI
Então é isso, até e axé, persistam no bem! Boa leitura!